"Eu vos apresento o ÜBERMENSCH!"

“Olhem! Lá no céu! É um pássaro?! É um avião?! Não! ”

“Eu vos apresento o ÜBERMENSCH! O homem existe para ser superado. ” [1]


Um dos conceitos que a filosofia de Nietzsche traz é o conceito do ÜBERMENCSH. Esta palavra alemã de difícil tradução, no inglês ficaria bem como “Overman”, já no português poderíamos pensar em algo como o “Além-Homem”.

A comparação com o Super-Homem das histórias em quadrinhos é inevitável, mas pode-se diferenciá-los de maneira bem simples. O Super-Homem da DC é fisicamente superior quando comparado aos homens comuns, enquanto o Übermensch de Nietzsche é superior psicologicamente!

Vamos tentar resumir...

Esta ideia vem do fato de que não podemos pressupor que a evolução humana simplesmente cessou e que somos, orgulhosa e pretensiosamente, os seres mais evoluídos que a nossa espécie pode oferecer ao mundo. Deste modo, o Übermensch seria a evolução do homem comum, assim como nós somos para os macacos... 🙊

Do ponto de vista psicológico, o Übermensch pratica diariamente o que se chama de Selbstüberwindung, ou seja, a auto superação. “O homem é algo que deve se superar. Por isso, necessitas amar tuas virtudes, porque por elas morrerás. ” [2] “Meu Eu é o que deve ser superado. ” [3]

Do ponto de vista prático, o Übermensch se eleva acima das circunstâncias e das dificuldades para abraçar o que a vida lhe dá (amor fati – amor ao destino). Ou seja, mesmo que coisas ruins aconteçam, o homem superior é capaz de trabalhar bem com isso a ponto de aceitar o sofrimento como um componente necessário à sua evolução. Este é o 'sim' incondicional à vida e ao mundo.

“Precisamos gerar nossos pensamentos constantemente a partir de nossa dor e dar-lhes maternalmente tudo o que temos em nós, o sangue, o coração, o fogo, o prazer, a paixão, o sofrimento, a consciência, o destino, a fatalidade. Viver – significa para todos nós transformar constantemente o que somos, inclusive tudo o que nos toca, em luz e chama. ” [4]

“Quero ser, algum dia, apenas alguém que diz Sim! ” [5]

Além disto, o Übermensch é um ser intelectualmente independente, isto é, cria seu próprio caminho, cria seus próprios valores. Ou seja, ele é capaz de sair do papel de criatura e assumir o papel de criador, no sentido de criar o seu próprio entendimento do mundo e encontrar um modo de vida que propicie a melhora de suas forças vitais.

“O homem nobre se auto-experimenta como determinador de seus próprios valores, ele não precisa de aprovação alheia. ” [6]

E, não bastando tudo isso, ele ainda é capaz de enfrentar um embate heróico para que possa realizar seus desejos. Como? Se apossando do que realmente quer e assumindo o que já é – “Torna-te o que tu és. ” [7]

E por que tudo isso? “Para levar com sobranceria e erguida uma cabeça que confere à terra um sentido. ” [8]

Vale ressaltar que, infelizmente, quando Nietzsche já estava adoentado, sua irmã 'vendeu' muitas de suas ideias para o regime nazista. E neste pacote entrou o Übermensch.... Portanto, é bastante recomendado ler os livros de Nietzsche e tirar suas próprias conclusõesO que de fato já é um grande passo para a evolução pessoal! J


Passa conhecer a Biblioteca do Zeitgeist.

E sim, são muitos novos conceitos para um único texto!! Aos pouquinhos vamos nos inteirando de cada um deles de maneira mais profunda e, claro, sempre com um ponto de vista prático para que possamos aplicar a filosofia no dia-a-dia. Nosso objetivo aqui é (re)pensar a melhor maneira de conduzir o que chega até nós, como chega e o que fazemos com isso!

Somos todos potenciais heróis e nosso maior poder é o destemor aliado à vontade! Seja o seu próprio Übermensch!!

Até o próximo texto! 🙋

Renata Chinda- rechinda@gmail.com

[1] Prólogo III da Primeira Parte de Assim Falava Zaratustra.
[2] Das Paixões de Alegria e Dor - Primeira Parte de Assim Falava Zaratustra.
[3] Do Pálido Criminoso - Primeira Parte de Assim Falava Zaratustra.
[4] Gaia Ciência, terceiro prefácio.
[5] Gaia Ciência, aforismo 276.
[6] A Genealogia da Moral.
[7] Gaia Ciência, aforismo 270.
[8] Sobre aqueles que acreditam no além – Assim Falava Zaratustra.





Comentários

  1. "Somos todos potenciais heróis e nosso maior poder é o destemor aliado à vontade!" Como isso me lembrou Campbell.
    ----------
    Entendo pouco o quase nada sobre o bigodudo em questão, mas essa promessa de nova moral me lembra muito o estoicismo de Marco Aurélio. "Mantenha este pensamento à mão quando você sentir a aproximação de um ataque de raiva — não é sábio ficar enfurecido. Em vez disso, a gentileza e a civilidade são mais humanas e, portanto, mais maduras. Um homem de verdade não dá lugar à raiva e ao descontentamento, e tal pessoa tem força, coragem e resistência — ao contrário dos zangados e reclamadores. Quanto mais perto um homem chega de uma mente calma, mais perto ele está da força."

    Pelo que entendi, assim como um estoico, o übermensch possui a força para manter o controle de si mesmo em qualquer situação porque ele possui controle sobre suas paixões, ao invés de ser controlado por elas.

    Eu tive muita dificuldade em associar o controle a equação. Eu sempre associava tudo ao abstrair as emoções, quando é o contrário: É ter muitas emoções, mas aprender a controlá-las.

    Me interessei demais por essa ideia, que conhecia por alto, e vou caçar algo pra ler sobre o assunto. Dúvida é: Começo pelo Assim falou Zaratustra? (Achei na biblioteca em MOBI =)

    Como fã de quadrinhos, mitos e afins, sinto que consigo associar demais esse conceito as minha paixões.

    Massa demais o texto.
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony!

      Obrigada pela leitura! Fico contente que tenhas gostado! =)

      Eu diria que o conceito do Ubermesch vai além do controle das paixões, afetos e emoções. No meu ponto de vista, as paixões seriam uma das montanhas a serem subidas!

      Se a ideia é começar a ler Nietzsche, eu diria que o "Crepúsculo dos ídolos" é uma boa pedida para livro de entrada. "Assim falou Zaratustra" é excelente, mas é um livro bastante denso. Se a ideia é aprofundar no conceito do Ubermensch, vale dar uma boa e calma olhada no bibliografia citada aqui no texto (o que inclui trechos do Zaratustra tb). Mas se a ideia for trabalhar paixoes, eu diria que os estoicos têm muito conteúdo bom e de fácil acesso!! Aqui no blog tivemos uma seção só sobre eles e a biblioteca também está bem completa tb! ;)

      Boas montanhas e leituras para você!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas